
FILOSOFIA TREINO INTEGRADO
Aqui no Treino Integrado acreditamos no poder do esporte para formar e educar o ser humano, o que vai muito além do esporte como um meio de emagrecer, ficar forte, rápido ou apenas para diversão.
Temos como base os princípios fundamentais do Olimpismo que promovem o desenvolvimento moral do ser humano, para que possamos cuidar de si e dos outros, trazendo contribuições positivas para a sociedade. Nosso treinamento tem como objetivo levar as pessoas a refletir sobre como estes princípios interagem com as suas próprias vidas.
O Olimpismo é uma filosofia de vida que combina as qualidades do corpo, da mente e do espírito. Aliando o desporto à educação, o Olimpismo é criador de um estilo de vida fundado no prazer do esforço, no valor educativo do bom exemplo, da responsabilidade e respeito pelos princípios éticos fundamentais universais.
VALORES FUNDAMENTAIS OLÍMPICOS:
Excelência: a excelência é dar o melhor de si no esporte e aprender a importância do prazer no esforço, para que isso seja aplicado a vida, ou seja, dar o melhor de si mesmos em tudo o que fazem.
Respeito: este valor inclui o respeito por si próprio e pelo próprio corpo, mas também o respeito pelos outros, adotando um comportamento pacífico, encorajando o entendimento.
Amizade: a amizade está no coração do Movimento Olímpico, sendo que encoraja a considerar o desporto como uma ferramenta para o entendimento mútuo entre as pessoas.

SIMBOLISMO
Os antigos Gregos abraçavam princípios e valores que eram usados para instigar comportamentos e atitudes concebidos para resolver os problemas enfrentados pela sua sociedade. Queriam cuidar de pessoas com um espírito guerreiro e leal ao seu país, mas também ansioso por fazer amizade com os seus vizinhos para evitar guerras desnecessárias.
O lema olímpico “CITIUS, ALTIUS, FORTIUS”, são palavras latinas que significam “mais rápido, mais alto, mais forte”. Os valores fundamentais do Movimento Olímpico (excelência, respeito e amizade) são uma adaptação moderna desses valores da Grécia Antiga. Este lema resume o valor Olímpico da busca da excelência e da determinação para fazer o seu melhor.
O atleta moderno é símbolo desse guerreiro antigo, aquele que se esforça e luta para atingir seus objetivos de forma justa, corajosa e temperante. Por isso temos atrás de nossas camisas a frase: “Atleta é aquele que luta!” e o lema olímpico.
Fogo, chamas e tochas sempre tiveram um significado especial para os seres humanos e desempenham um papel importante, tal como acontece nos Jogos Olímpicos antigos e modernos. O valor da chama Olímpica é enorme se a encararmos como um símbolo de iluminação do corpo, da mente e do espírito. Podemos chegar a essa iluminação através de valores universais do ser humano espalhados pelo mundo inteiro.
Por isso nossa logo é uma tocha Olímpica flamejante, carregando essa ideia de que todos nos temos uma tocha acessa dentro de nós e que devemos lutar para mantê-la acessa e quem sabe passar ela a frente, acendendo a dos demais. Nunca subestime o poder da sua pequena chama interna.
